Na tarde desta quinta-feira (7), Vladimir Morozowski, da Digital Solutions, ministrou a palestra “Inteligência Artificial na Gestão Hospitalar” no Data Science Summit. Ele destacou a importância da gestão eficiente de recursos hospitalares para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes, abordando como a alocação de leitos representa um dos maiores desafios, devido à necessidade de lidar com demandas flutuantes e necessidades específicas de cada paciente.
Segundo Morozowski, a aplicação de IA na gestão hospitalar oferece previsibilidade na liberação de leitos, o que otimiza recursos e pode reduzir custos consideráveis. “O setor hospitalar gera uma receita de R$ 230 milhões, mas 90% disso é destinado aos custos operacionais. Criamos uma solução de hospital digital que permite economia significativa”, explicou.
A solução, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar em 2022, é projetada para melhorar a precisão e eficiência na gestão de leitos. “Enquanto a média de previsibilidade de alta médica gira em torno de 30%, nossa meta era elevar essa precisão. Conseguimos alcançar uma taxa de acerto de 85%, ajudando gestores a planejar melhor e a controlar custos”, relatou Morozowski. A Digital Solutions desenvolveu dois modelos: um para previsão de disponibilidade de leitos e outro para projeção de estado dos pacientes, sem o uso de dados em nuvem. “Com uma acurácia elevada, conseguimos prever cenários com precisão, trazendo mais eficiência e economia à gestão hospitalar”, concluiu.
Conteúdo: Básica Comunicações