Com mais de 20 anos de experiência em cibersegurança e atuação em áreas como resposta a incidentes, proteção de dados, segurança para inteligência artificial e cloud computing, Klaubert Herr, Technical Sales Security Systems da IBM, foi palestrante no Data Science Summit. Em sua palestra, intitulada “Segurança na IA: Entendendo os riscos reais e como prevenir o uso malicioso, protegendo seus dados,” Herr discutiu como implementar inteligência artificial de forma segura, focando na proteção de dados e na prevenção de usos indevidos.
Uma pesquisa recente revela que apenas 24% dos projetos de IA consideram medidas de segurança desde o início, uma prática ainda insuficiente, segundo Herr. “Quando se fala em projeto, todos precisam ter segurança desde o início. Para isso, é necessário estudo e experimentação para compreender tanto a tecnologia da IA quanto o funcionamento específico do negócio”, afirmou.
Herr também destacou que a cibersegurança vai além de uma função de TI: é uma necessidade estratégica para as empresas, especialmente em setores sensíveis como finanças, seguros e governo. Com o mercado global de IA em rápida expansão, a segurança desses sistemas ganha ainda mais relevância. Em 2023, o mercado de segurança de IA foi avaliado em mais de US$ 10 bilhões e deve crescer a uma taxa anual de 23% até 2030, segundo estimativas de mercado. Esse aumento reflete uma crescente demanda por soluções que garantam a integridade e proteção de dados em aplicações de IA.
“A segurança deve permear toda a organização”, enfatizou Herr, reforçando a importância de uma abordagem holística que integra a cibersegurança nos processos empresariais desde a concepção dos projetos, garantindo que as empresas estejam preparadas para os desafios e riscos do uso da IA.
Conteúdo: Básica Comunicações