Defensoria Pública do Paraná apresenta transformação digital em palestra no Data Science

 

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) está protagonizando uma das mais relevantes revoluções digitais do setor público brasileiro. Em palestra ministrada no Data Science Summit, Fabio Guerra e Nicolas Moura apresentaram o ecossistema inovador de tecnologia, Inteligência Artificial e Data Lake que vem transformando a forma como a Defensoria atua e se relaciona com a população.

Voltada a prestar assistência jurídica gratuita às pessoas com renda familiar de até três salários mínimos (um público estimado em mais de 10 milhões de paranaenses, distribuídos pelos 399 municípios do Estado), a Defensoria vem passando por um processo acelerado de modernização. “Em apenas um ano, a instituição evoluiu de um modelo analógico e presencial, que alcançava cerca de 19% da população elegível, para um modelo digital e inclusivo, com 79% de cobertura, sem a necessidade de abrir novas sedes”, contou Nicolas Moura (foto).

Mais do que adotar ferramentas tecnológicas, a Defensoria implantou uma nova cultura institucional, orientada por dados, evidências e colaboração. “O uso estratégico de Inteligência Artificial e do Data Lake, por exemplo, permite maior eficiência, ganho de tempo e decisões mais assertivas; um modelo moderno, replicável e alinhado com os desafios do presente e do futuro”, disse Fabio Guerra.

Durante a palestra, foram apresentados três casos reais que ilustram o impacto da tecnologia na rotina da instituição. Também foram destacados os pilares de planejamento que norteiam a transformação digital, com foco em qualidade de atendimento, segurança de dados e inclusão.

“Estamos construindo um ecossistema que compreende a complexidade dos dados jurídicos e tecnológicos, mas que também reconhece as diferenças dos nossos públicos. Pessoas são diversas, e o atendimento digital precisa respeitar essa diversidade, com linguagem acessível e usabilidade funcional”, destacou Moura.

Segundo Guerra, a instituição vem automatizando tarefas repetitivas, garantindo ganhos de eficiência sem abrir mão da qualidade. “Essa automação libera tempo das equipes presenciais, permitindo que o atendimento humano se concentre em quem realmente precisa de suporte direto”, citou.

O processo de modernização conta com parcerias estratégicas de peso. A Google e o Lactec atuam em conjunto com a Defensoria no desenvolvimento de soluções completas e escaláveis. A Celepar é parceira na governança de dados, apoiando a criação e organização do Data Lake, estrutura que centraliza e integra informações de maneira segura e eficiente.

Foto: Marco Antonio Tavares

Assessoria de imprensa e conteúdo: Básica Comunicações