A Liga Acadêmica de Computação Quântica (LACQ) Feynman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participou recentemente do Data Science Summit em Curitiba. Criada há pouco mais de seis meses em Porto Alegre (RS), a LACQ Feynman nasceu da iniciativa de estudantes interessados em computação quântica que notaram a falta de iniciativas e de fomentos voltados ao tema. Desde então, a Liga se dedica a promover cursos, discutir pesquisas e fomentar a interação com outros interessados no Brasil.
O evento foi uma oportunidade para a Liga expandir sua rede de contatos e incentivar a criação de grupos similares, inclusive no Paraná. “Atualmente, temos uma rede ativa de pessoas que pesquisam e trabalham com computação quântica, compartilhando conhecimento. Semanalmente, promovemos encontros nacionais online” explica Leonardo Camargo Rossato, doutorando em física e membro da Liga, responsável por organizar cursos sobre computação quântica.
Gabriel de Albuquerque, estudante de engenharia de computação, presidente e fundador da LACQ Feynman, afirma que a atuação da Liga se baseia em três pilares: pesquisa, educação e extensão. “Nossa missão é fomentar o conhecimento e a inovação em tecnologias quânticas no Brasil” comenta Gabriel.
Na área de pesquisa, a Liga colabora com universidades renomadas, como UFRJ, UFSC, UFSM, UFPE, USP, e UNICAMP. No pilar de educação, busca capacitar futuros profissionais e ampliar o acesso ao conhecimento em computação quântica por meio de atividades educacionais. Já na extensão, promove eventos e colaborações que levam a computação quântica ao público em geral, fora do ambiente acadêmico.
Esses três pilares permitem que a LACQ Feynman contribua de forma abrangente para o avanço da computação quântica no Brasil, integrando ensino, pesquisa e impacto social.
Durante o Data Science Summit, também participaram a doutora em economia Rosangela Viegas Maraschin e os membros Danielli Sanderi (mestranda em Engenharia) e Luiz Brito do Paraná. No estande da Liga, foram apresentados aplicativos educacionais de computação quântica com gamificação, desenvolvidos por Leonardo Rosseto, destacando a criatividade e a inovação da Liga no ensino da computação quântica.
Conteúdo: Básica Comunicações