Cases de SUCESU-PR, Bindflow e IIAA mostram diferentes soluções com uso de tecnologia   

A noite de abertura do Data Science Summit apresentou cases de sucesso que aliam tecnologia e inteligência artificial (IA) para solucionar diversos problemas, com participação da SUCESU-PR, da Bindflow e do Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (IIAA).

Fernando Misato, presidente da SUCESU-PR, apresentou o programa Click Escolas Sociais, que coleta computadores usados de empresas privadas e os destina a escolas sociais. “O programa permite que equipamentos ainda em condições de uso, mas desnecessários em certas empresas, sejam reaproveitados em escolas sociais. Contamos com vários parceiros, como o Lions, e emitimos certificados que destacam o impacto social, contribuindo para as metas ODS e ESG das empresas doadoras,” explicou Misato.

Jeferson Passos e Emerson Martes, sócios-diretores da Bindflow, mostraram o FisioTeraPlay (foto), uma tecnologia de avatar desenvolvida para incentivar a fisioterapia infantil. Inspirados na dificuldade das crianças em realizar exercícios, eles criaram uma solução junto ao Hospital Pequeno Príncipe que torna o tratamento menos doloroso e mais envolvente. “Queremos ajudar as crianças a recuperarem seus movimentos de forma mais leve, sem focar na dor,” disse Martes. O equipamento já está em uso com resultados positivos.

Aleksandro Montanha, do IIAA, trouxe o exemplo dos Emirados Árabes Unidos, que em 2017 criaram um ministério de IA para fortalecer a inovação e o desenvolvimento econômico. “Hoje, mais de 90 instituições governamentais estão treinadas pelo ministério de IA, com um potencial de crescimento de 14% no PIB,” destacou Montanha. Ele também anunciou que o IIAA obteve acesso ao programa de treinamento da Universidade de Oxford utilizado pelo ministério árabe. “Agora temos acesso ao mesmo conteúdo de capacitação em IA aplicado nos Emirados Árabes,” completou Montanha.

Conteúdo: Básica Comunicações