Claudenir Andrade destaca a importância de conhecer o mercado para melhor uso da IA

A palestra de abertura do Data Science Summit, intitulada “IA: Inteligência Artificial – Um Olhar Estratégico e Executivo,” foi conduzida por Claudenir Andrade, MVP da Microsoft e Vice-Presidente de Inovação da ANFRAC. Andrade, que possui duas décadas de experiência na Bematech e é autor de livros sobre o tema, abordou o papel estratégico da inteligência artificial para empresas.

Segundo Andrade, o sucesso na aplicação da IA depende de um conhecimento profundo do mercado. “Não basta aplicar IA na empresa sem entender o setor em que se atua. Conhecer o mercado é fundamental,” enfatizou.

Ele também ressaltou as mudanças no cenário de negócios, que se tornou “volátil, incerto, complexo e ambíguo.” Nesse contexto, Andrade destacou a importância da capacidade de “aprender e desaprender,” colocando o ser humano como peça central no uso da IA. “A IA oferece previsibilidade, mas quem conhece o mercado e introduz os dados é você. A IA é uma ferramenta a ser usada com estratégia,” explicou.

Claudenir Andrade também destacou o impacto positivo da IA no dia a dia, mencionando o ChatGPT como exemplo de como essa tecnologia se tornou acessível a todos. No entanto, ele apontou que habilidades interpessoais, como comunicação e motivação, continuarão sendo essenciais no mundo tecnológico. “Quem souber lidar com pessoas terá um diferencial importante,” afirmou.

Para o futuro, Andrade indicou cinco áreas tecnológicas que devem continuar em alta: mobilidade, redes sociais, nuvem, big data e inteligência artificial.

Conteúdo: Básica Comunicações